DESTAQUES DO DIA MARINGÁ NOTICIAS GERAIS PARANÁ

Secretaria de Cultura nega que tenha solicitado apagamento de grafites na Vila Olímpica

Secretaria de Cultura nega que tenha solicitado apagamento de grafites na Vila Olímpica

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

A Secretaria de Cultura de Maringá negou que tenha solicitado o apagamento de grafites na Vila Olímpica. A ação, iniciada nessa quinta-feira (8), viralizou nas redes sociais e pegou a população de surpresa.

Em vídeos compartilhados nas redes, servidores da Prefeitura aparecem cobrindo, com tinta verde diversos grafites assinados por vários artistas. Os desenhos foram feitos em 2022, durante um Festival de Grafite promovido, na época, pela Secretaria de Juventude e Cidadania. A repercussão do apagamento dos desenhos levou até o prefeito Silvio Barros (PP) se manifestar via Instagram.

Em um vídeo compartilhado na noite dessa quinta (8), o chefe do Executivo pediu para que as pessoas “não caiam em fake news” e disse que o espaço está sendo preparado para receber novos grafites.

“Eu queria deixar uma coisa bem clara, eu não sou contra, eu sou a favor da arte nas ruas, tanto que agora na nossa gestão, nós fizemos grafite lá no Buracão, na Casa da Cultura no Jardim Alvorada, fizemos grafite em outros lugares da cidade e estamos agora abrindo um edital para grafite no Terminal Intermodal. Com relação a Vila Olímpica, eu levei a minha neta para tirar fotos nos grafites, então eu não posso ser contra”, disse Silvio Barros.

Oficialmente, a Prefeitura de Maringá informou, por meio de nota, que a Secretaria de Cultura está trabalhando para um novo edital de grafites, direcionado ao Terminal Intermodal. De acordo com o município, “a ação realizada na Vila Olímpica não tem como objetivo apagar a arte, mas sim preparar novas telas para uma próxima etapa de criações. Em breve, será lançado um novo edital para que artistas desenvolvam novas obras no local, com curadoria temática, valorizando o esporte”.

Ao Maringá Post, o secretário de Cultura de Maringá, Tiago Valenciano, informou que a pasta não tem relação com a ação realizada na Vila Olímpica e afirmou que a decisão foi tomada pela Secretaria de Esportes.

O Maringá Post questionou a Prefeitura de Maringá sobre a afirmação do secretário, mas não teve retorno. A reportagem procurou o secretário de Esportes e Lazer, Paulo Biazon, para comentar o assunto. Ele se manifestou por meio de um vídeo publicado nas redes sociais.

“Primeiramente, quero deixar claro que a Secretaria de Esportes não é contra o grafite e ela entende que isso faz parte da Cultura, Esporte e Lazer da nossa cidade. O grafite não é uma arte fixa ou permanente e é exatamente isso que estamos fazendo, abrindo espaço para novos grafites, artistas e propostas culturais. Estamos elaborando um novo edital onde vamos trazer possibilidade de inclusão de novos temas relacionados com o esporte e a identidade da Vila Olímpica”, disse Biazon.



Notícias em tempo real:

PUBLICIDADES & PARCEIROS

Carousel contents not found!