Tempo estimado de leitura: 3 minutos
A Prefeitura de Maringá se planeja para tirar a base operacional da Guarda Civil Municipal (GCM) da rua Fernão Dias, na Zona 09. O local fica a poucos metros do Albergue Santa Luiza de Marillac, região conhecida pela presença de moradores de rua.
Nos últimos dias, o município firmou um contrato com uma empresa de Tecnologia da Informação (T.I) para a transferência do datacenter que faz a operacionalização do Centro de Controle Integrado (CCI) da Guarda, responsável pelo monitoramento das câmeras de segurança da cidade. A estrutura, de acordo com o contrato, será transferida para um prédio da avenida Rebouças.
O endereço é o mesmo onde, até o meio do ano, funcionou a Secretaria Municipal de Logística e Compras (Selog) e será, futuramente, a nova sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública, integrada a base operacional da Guarda. O município pagará R$ 118 mil na transferência do datacenter, de acordo com o contrato publicado no Portal da Transparência. O documento não cita uma data para a execução do serviço.
Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Maringá confirmou a mudança de endereço da sede da Guarda Municipal e a transferência do CCI para a avenida Rebouças, afirmando que as alterações ainda não tem data para ocorrer. De acordo com o Executivo, o prédio atual será devolvido ao proprietário. Alugado desde 2019, o imóvel da rua Fernão Dias custa R$ 39 mil mensais em aluguéis e tinha contrato se encerrando em setembro de 2025.
Por meio de nota, a Prefeitura de Maringá informou que a mudança de sede “faz parte de um processo estratégico para melhorar a estrutura e a operacionalização dos serviços da Guarda, proporcionando mais eficiência e segurança para a cidade”. Ainda conforme o município, a “nova sede dispõe de infraestrutura mais compatível com os requisitos operacionais modernos, proporcionando condições adequadas para acomodar equipamentos sensíveis, ampliar a capacidade do sistema de monitoramento e garantir maior eficiência operacional”. O Executivo reforçou que “ainda não há data definida para o início da mudança para o novo endereço”.





