DESTAQUES DO DIA MARINGÁ NOTÍCIAS GERAIS

MP exige que prefeitura de Maringá acabe com fila de espera para creches da Cidade

Obrigatoriedade já havia sido exigida em decisão do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR).

O Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio da 17ª Promotoria de Justiça de Maringá, requereu ao Judiciário nesta quarta-feira (11) que o município e o prefeito, Ulisses Maia, sejam obrigados a matricular, na educação infantil, todas as crianças de zero a três anos de idade cadastradas em lista de espera por vagas. No início de maio, essa relação tinha 1.149 nomes.

A obrigatoriedade já havia sido exigida em decisão do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). A requisição do MPPR pede o cumprimento da decisão da Justiça. A disputa judicial teve início em 2018, quando a Promotoria de Justiça ajuizou ação civil pública buscando garantir a matrícula destas crianças. Em primeira instância o MPPR obteve decisão favorável, determinando que as matrículas fossem garantidas até 30 de dezembro de 2020, sob pena de multa diária.

A prefeitura entrou com recurso no Tribunal de Justiça do Paraná, que atendeu parcialmente os pedidos dos réus. No entanto, a decisão manteve a determinação de que a obrigação de garantir as vagas fosse cumprida dentro de 20 dias após o encerramento da suspensão as aulas na rede pública em decorrência da situação de pandemia.

Embora haja ainda outros recursos para serem julgados no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no Supremo Tribunal Federal (STF), o MPPR requereu agora o cumprimento provisório da sentença. Mas, de modo a dar uma solução ao caso, a Promotoria de Justiça colocou-se novamente à disposição do município para a busca de uma deliberação consensual extrajudicial, com eventual assinatura de termo de ajustamento de conduta, uma vez que o objetivo procurado é a urgente garantia do direito à educação para as crianças.

Em nota oficial, a Prefeitura de Maringá explica que “segue trabalhando para ampliar o número de vagas na rede municipal de ensino. O município realiza a reforma, ampliação de construção de novas unidades de ensino e também faz a contratação de vagas na rede privada para garantir o direito à educação para as crianças”.

Por: RicMais

PUBLICIDADES & PARCEIROS