Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O Ministério da Saúde decidiu estender até o primeiro semestre de 2026 a vacinação contra o HPV para jovens de 15 a 19 anos que ainda não foram imunizados. A ação estava prevista para terminar em dezembro deste ano.
A ampliação do prazo busca alcançar adolescentes e jovens que perderam a vacinação no período indicado, entre 9 e 14 anos. A estratégia seguirá válida até a próxima Campanha de Vacinação nas Escolas.
A estimativa do governo federal é vacinar cerca de 7 milhões de pessoas que ainda não receberam a dose contra o papilomavírus humano. Até dezembro de 2025, mais de 200 mil doses foram aplicadas nessa estratégia de resgate vacinal.
Segundo o Ministério da Saúde, a prorrogação permite reduzir falhas na cobertura acumuladas nos últimos anos e ampliar a proteção coletiva contra o vírus.
A vacina contra o HPV é utilizada na prevenção de doenças associadas à infecção, incluindo diferentes tipos de câncer, como os de colo do útero, pênis, garganta e região da cabeça e pescoço.
- Receba todas as nossas notícias pelo Whatsapp.
- Siga o Maringá Post pelo Instagram.
A imunização é gratuita e está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas Unidades Básicas de Saúde e em ações realizadas fora das unidades, como em escolas e outros espaços públicos.
Desde 2024, o esquema vacinal adotado no país é de dose única para o público geral. Grupos específicos, como pessoas imunocomprometidas, usuários de PrEP e vítimas de violência sexual, seguem com esquemas diferenciados, conforme orientação médica.
O post Ministério da Saúde prorroga vacinação contra HPV para jovens até 2026 apareceu primeiro em Maringa Póst – Independente, sempre..
Notícias em tempo real:





