DESTAQUES DO DIA MARINGÁ NOTICIAS GERAIS PARANÁ

JANDAIA DO SUL ENCERRA COM SUCESSO A SEGUNDA ETAPA DO PROGRAMA PATRULHEIROS DA SUSTENTABILIDADE

JANDAIA DO SUL ENCERRA COM SUCESSO A SEGUNDA ETAPA DO PROGRAMA PATRULHEIROS DA SUSTENTABILIDADE

A Prefeitura de Jandaia do Sul realizou, nesta última sexta-feira (19), na Associação dos Servidores Públicos Municipais (ASSEM), o encerramento da segunda etapa do Programa Patrulheiros da Sustentabilidade. A iniciativa reuniu representantes dos 13 municípios do Núcleo Regional da SEAB de Apucarana em uma semana de aprendizado, integração e fortalecimento das ações voltadas à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável do meio rural.

A solenidade de encerramento contou com a presença do prefeito de Jandaia do Sul, Ditão Pupio; do vice-prefeito, Inei Heckert; do prefeito de Marilândia do Sul, Walmir Peres; do prefeito de Kaloré, Washington Luiz Silva; do prefeito de Rio Bom, Moisés José de Andrade; do vice-prefeito de Cambira, Ricardinho, representando a prefeita Ana Lúcia de Oliveira; do vereador Marquinho da Ambulância; de Cristovon Videira Ripol, chefe do Núcleo Regional da SEAB de Apucarana; do professor Dr. Reny Lopes, ministrante da segunda etapa do treinamento; de Jéssica Xavier, representante da Universidade Estadual de Maringá (UEM); de Luiz Marcelo Franzin, chefe regional do IDR-Paraná; de Roni Márcio Garcia Rosse, diretor do Departamento de Fomento à Agropecuária e Meio Ambiente; da chefe da Gestão Ambiental do Município, Beatriz Soares Batista; do José Everaldo, chefe do almoxarifado; e de Fernando do auditório; além dos secretários municipais de Agricultura e Meio Ambiente dos municípios da região, entre eles Wendel Metta, representando o prefeito Rodolfo Mota de Apucarana; Antônio José Trindade “Nininha”, representando a prefeita Elaine Ferreira, de Marumbi; Cliter Campos, representando a prefeita Rosana Ferreira Lopes, de Bom Sucesso; além de diretores, lideranças regionais e representantes de instituições parceiras.

Durante os quatro dias de programação, 75 operadores de máquinas participaram de capacitações técnicas promovidas em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), abordando práticas voltadas à mecanização conservacionista, conservação do solo, segurança na operação de máquinas e segurança no trabalho, manutenção preventiva e corretiva, cuidados durante a operação, noções de mecânica, redução dos custos operacionais e aumento do rendimento das máquinas. Nesta segunda etapa, o treinamento foi ministrado pelo professor Dr. Reny Lopes, que conduziu as atividades com apoio de uma equipe de multiplicadores da UEM formada por Rodrigo, Ana Lara, Lara Sasso, Larissa Pinha, Yuki Eiri, Luís Henrique Brambilla Alves, Francieli Cristina Gessi e Ana. A equipe foi amplamente elogiada pelos operadores pela qualidade técnica, dedicação e comprometimento durante todo o curso, proporcionando conhecimento prático e incentivando a adoção de técnicas voltadas à preservação dos recursos naturais, à eficiência operacional e ao fortalecimento da sustentabilidade no meio rural.

Em seu pronunciamento, o prefeito Ditão Pupio destacou a importância da união entre os municípios para a construção de políticas públicas voltadas à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável.

“Encerramos esta etapa com a certeza de que o conhecimento compartilhado durante esses dias será levado para cada município, fortalecendo ações que preservam o meio ambiente e promovem mais qualidade de vida para nossa população. Agradeço à SEAB, à UEM, ao professor Dr. Reny Lopes, a toda a equipe de multiplicadores, aos municípios participantes e a todos que contribuíram para o sucesso desta iniciativa.”

O chefe do Núcleo Regional da SEAB de Apucarana, Cristovon Videira Ripol, também ressaltou a relevância do programa para o fortalecimento da agricultura sustentável na região.

“O Programa Patrulheiros da Sustentabilidade demonstra a força da parceria entre a SEAB, os municípios, a Universidade Estadual de Maringá e o IDR-Paraná. Capacitar os operadores é investir em práticas que conservam o solo, protegem os recursos hídricos e garantem um desenvolvimento rural cada vez mais sustentável para toda a nossa região.”

Durante o encerramento, o prefeito Ditão Pupio também fez um agradecimento especial ao presidente da ASSEM – Associação dos Servidores Públicos de Jandaia do Sul, Aguinaldo Pereira dos Santos, pela parceria e por disponibilizar o espaço para a realização do evento. Estendeu ainda os agradecimentos a toda a equipe da ASSEM, responsável pela organização, preparação e pelo serviço do churrasco oferecido aos participantes, destacando a dedicação, o acolhimento e a receptividade que contribuíram de forma significativa para o sucesso do encontro.

A representante da UEM, Jéssica Xavier, agradeceu o empenho de toda a equipe envolvida na realização do treinamento, destacando especialmente a atuação do professor Dr. Reny Lopes e dos multiplicadores Rodrigo, Ana Lara, Lara Sasso, Larissa Pinha, Yuki Eiri, Luís Henrique Brambilla Alves, Francieli Cristina Gessi e Ana, ressaltando que todos foram muito elogiados pelos operadores pela qualidade das atividades desenvolvidas e pelo comprometimento demonstrado ao longo da capacitação. Ao final, reforçou o desejo de continuidade do programa, afirmando: “Que venham as próximas etapas!”

O encerramento foi marcado por um momento de confraternização entre os participantes, fortalecendo os laços de cooperação entre os municípios e reafirmando o compromisso coletivo com a sustentabilidade, a preservação ambiental e o desenvolvimento do meio rural.

Com a conclusão desta etapa, Jandaia do Sul reafirma seu compromisso com a capacitação técnica, a preservação dos recursos naturais e o fortalecimento das parcerias entre os municípios da região, promovendo iniciativas que contribuem para um meio rural mais sustentável e para a melhoria da qualidade de vida das presentes e futuras gerações.

 

 

 

Notícias em tempo real: