Tempo estimado de leitura: 3 minutos
A Prefeitura de Maringá trabalha para enviar à Câmara um projeto que autorize o prefeito a realizar viagens sem a necessidade de uma autorização formal dos vereadores, como ocorre atualmente. A informação foi dada pelo próprio chefe do Executivo, Silvio Barros (PP), em coletiva de imprensa nesta terça-feira (3).
Silvio compareceu à Câmara Municipal pela manhã, para acompanhar a primeira sessão ordinária de 2026. Questionado pelor Jornalistas sobre as viagens, o prefeito afirmou que pretende continuar viajando e buscando conhecimento. Segundo ele, a ideia de não precisar mais de permissão da Câmara valeria para deslocamentos mais curtos e é uma forma de evitar o “desgaste” dos vereadores com a pauta.
“Nessa fase, até um determinado número de dias, o prefeito não precisaria da aprovação do legislativo para fazer as regras. Eu acho que isso ajuda aos vereadores, porque não gera desgaste, e facilita também o nosso trabalho. Queremos que chegue o mais rápido possível (na Câmara)”, afirmou o prefeito.
Na coletiva, Silvio Barros explicou a opção por viagens internacionais. De acordo com ele, ‘não há muito’ a ser aprendido no Brasil, pelo fato de Maringá já ser uma cidade referência. Por isso, a necessidade de buscar conhecimento lá fora. Ainda conforme o prefeito, as críticas sobre o assunto não o incomodam.
“Não me incomoda (as críticas sobre as viagens), mas eu não quero incomodar os vereadores. Maringá é uma cidade referência do Brasil inteiro. Nós recebemos prefeitos e delegações de cidades do Brasil todo aqui. O que eles vêm fazer aqui? Eles vêm aprender. Eles vêm buscar soluções melhores para a sociedade. Nós temos que fazer a mesma coisa. Acontece que, no Brasil, nós já estamos no topo. Temos ainda coisas para aprender no Brasil, mas não muito. Só que nós temos muita coisa para aprender lá fora e eu não entendo que eu deva ficar preocupado com a opinião de A, B, C ou D, que não consegue compreender que nós estamos buscando as melhores soluções, as melhores referências do mundo, para trazer para a nossa população”, finalizou.





