Nesta quinta-feira, Brasília vai sediar eventos especiais em favor da democracia para marcar os três anos dos atos golpistas de 8 de janeiro. No Palácio do Planalto, o presidente Lula participa de uma cerimônia com autoridades e representantes da sociedade civil ainda pela manhã. O evento acontece todos os anos para reforçar os valores democráticos após a invasão e depredação das sedes dos três poderes.
O Supremo Tribunal Federal também preparou uma programação especial dentro da campanha “Democracia Inabalada”. Na tarde de quinta, o STF promove a abertura de uma exposição, a exibição de um documentário e debates com jornalistas. Os prejuízos com os ataques ao Congresso, ao Planalto e ao Supremo passaram de R$ 26 milhões.
Desde 2023, a primeira turma do Supremo condenou 810 pessoas por envolvimentos nos atos da antidemocracia. A turma também homologou 564 acordos que resultaram no ressarcimento de mais de R$ 3 milhões aos cofres públicos. Nas denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República envolvendo quatro núcleos principais, já foram condenados 25 réus, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.





