DESTAQUES DO DIA MARINGÁ NOTICIAS GERAIS PARANÁ

Autoescolas ‘condenam’ decisão do fim do teste da baliza

Autoescolas ‘condenam’ decisão do fim do teste da baliza

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

“A retirada do teste da baliza trará resultados negativos no trânsito”, foi o que declarou Justino Rodrigues da Fonseca, presidente do Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação de Condutores do Paraná (Sindicfc – PR). A reação ocorreu após o fim do exame ter sido anunciado pelo Detran do Paraná no final de janeiro.

Em entrevista ao Maringá Post, Justino afirmou que o teste de baliza é etapa fundamental para a comprovação da habilidade técnica do candidato. Ele ressalta que a retirada da baliza na etapa de formação trará impactos negativos na segurança do trânsito, especialmente em centros urbanos, aumentando o risco de acidentes, por conta da falta de habilidade para executar a manobra quando houver a necessidade.

Ao ser questionado sobre o índice de reprovação que os testes de baliza geravam, o presidente ressalta que, de acordo com as resoluções anteriores, o examinador deveria permanecer dentro do veículo durante o exame de baliza, na intenção do candidato se sentir mais seguro, visto que em uma eventual perda de controle do veículo, o examinador poderia tomar o controle.

Entretanto, de acordo com ele, essa resolução não era cumprida por uma decisão unilateral do Detran. 

Maringá

Egípcia, instrutora de Maringá, afirmou que a decisão é um retrocesso. Ela ressalta que a baliza é uma das maiores dificuldades dos alunos, e que desde que a decisão foi anunciada, há um desinteresse por parte dos novos condutores: “Apenas os conscientes vão acatar as instruções, pois eles são pra vida e não só para o exame prático como era antes”, comentou em entrevista ao Maringá Post.

Edilaine, responsável por um centro de formação de condutores, afirmou que o local seguirá com o cronograma de aulas normalmente, e que a baliza é essencial para o real domínio da direção nas ruas: “Acabou no exame, mas no dia a dia não!”, analisou.

Fim do teste

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), do Paraná, anunciou oficialmente em janeiro o fim do teste de baliza para novos condutores. A mudança histórica no processo já ocorreu em outros Estados.

O órgão justifica a medida por acreditar que o teste não media a real capacidade do condutor, e era apenas um “ritual mecânico”. Com a mudança, os examinadores podem focar em habilidades críticas, como o respeito à sinalização, preferência em rotatórias e comportamento no fluxo real.

Notícias em tempo real:

PUBLICIDADES & PARCEIROS

Carousel contents not found!