Balanço foi disponibilizado pela Prefeitura de Maringá na manhã desta quarta-feira (24). Do total de abordados, apenas uma pessoa aceitou acolhimento institucional.
A ‘Operação Inverno’ conduzida pelas equipes da Assistência Social de Maringá prestou atendimento para 59 pessoas em situação de rua na madrugada desta quarta-feira (24), segundo dia mais frio do ano na cidade. Os dados foram disponibilizados pelo próprio município.
Ao todo, apenas um dos abordados aceitou acolhimento institucional e foi encaminhado para o Albergue Santa Luzia de Marillac. Outros 49 aceitaram cobertores.
Maringá registrou a segunda temperatura mais baixa de 2026, até o momento, nesta quarta-feira (24). De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), foram 7,1ºC de temperatura nas primeiras horas da manhã. A sensação térmica, no entanto, foi ainda mais baixa, de 6ºC.
A ação de abordagem social é realizada durante todo o ano pelas equipes da SAS que atuam no Centro Pop, mas ganha reforço nos meses mais frios. “Com a ‘Operação Inverno’, as equipes realizam busca ativa em diferentes regiões da cidade para ofertar acolhimento, orientação e encaminhamento aos serviços da rede de assistência social. Durante os períodos de baixas temperaturas, as abordagens ocorrem das 20h às 2h e podem ser estendidas sempre que necessário, especialmente quando os termômetros registram 13°C ou menos”, diz o secretário de Assistência Social, Leandro Bravin.
Para as pessoas que aceitam o acolhimento, são ofertados abrigo, alimentação, roupas limpas e encaminhamentos para outras políticas públicas, incluindo serviços de saúde, comunidades terapêuticas, qualificação profissional e acesso a oportunidades de emprego. Atualmente, o município conta com 87 vagas de acolhimento para atender a população em situação de rua durante o período mais rigoroso do inverno.






