PARANÁ

Vereadora Boca Aberta é denunciada mais uma vez e pode enfrentar processo de cassação

A vereadora Marly de Fátima Ribeiro, a Mara Boca Aberta (sem partido), a mais bem votada para a Câmara de Londrina, teve mais uma denúncia formalizada contra ela, que pode resultar na cassação de seu mandato. Mara é mulher do ex-vereador e ex-deputado federal Emerson Petriv, o Boca Aberta, cassado nas duas casas, e mãe do ex-deputado estadual Matheus Viniccius Ribeiro Petriv, o Boca Aberta Júnior, que também vive com mandato em risco.

A denúncia é feita com base em três representações que já tramitam na Câmara.

A primeira é uma denúncia de nepotismo pelo fato de a vereadora ter empregado sua nora como assessora de gabinete, a segunda, de autoria do jornalista e escritor José Antonio Pedrialli, acusa a vereadora de quebra de decoro parlamentar ao apresentar emenda ao PL 224/2021 alterador da Lei da Cidade Limpa “para benefício próprio”; a última é a representação de João Miguel Fernandes Filho, por “possível ato criminoso diante da Justiça Eleitoral”.

A Câmara agora aguarda o parecer da Procuradoria Jurídica, que será encaminhado para manifestação da parlamentar. Com o parecer e a defesa, o plenário vai decidir se acata ou não a denúncia e, em caso positivo, será aberta uma Comissão Processante, que pode resultar na cassação do mandato.

 

Família Rachadinha denunciada

Em maior deste ano, ex-deputado estadual Matheus Viniccius Ribeiro Petriv, o Boca Aberta Junior, foi denunciado por possível prática de “rachadinha”. A denúncia se estende aos pais, o deputado cassado Boca Aberta e a mãe, a vereadora Mara Boca Aberta.

Mara Boca Aberta e família
Boca Aberta, Mara Boca Aberta e Boca Aberta Júnior denunciados pelo Ministério Público Foto: Divulgação

A denúncia do Ministério Público do Paraná (MPPR) apura que Matheus teria exigido de três assessores o repasse de parte dos vencimentos, por meio de entrega de dinheiro e pagamento de despesas do gabinete parlamentar. Os funcionários eram pressionados, sob pena de demissão, caso não cumprissem o pedido.

PUBLICIDADES & PARCEIROS