A noite deste sábado (04) foi bastante emocionante para os últimos quatro classificados na fase preliminar da Copa do Nordeste. Com partidas de arrepiar e até com direito a penalidades, Moto Club, Maracanã, Ferroviário e Botafogo-PB garantiram vaga na próxima fase.
Agora você fica com os melhores momentos de cada jogo e detalhes sobre as próximas partidas.
Equipes que avançaram nas penalidades
Moto Club x Retrô
Na Arena de Pernambuco, o Papão venceu o Retrô por 6 a 5 nas penalidades após empate em 1 a 1 no tempo normal. Aos 28 do primeiro tempo, o time de Camaragibe abriu o placar com Mascote, que aproveitou cruzamento de Gedeílson para chutar de primeira e balançar as redes maranhenses.
Já o Moto Club conseguiu o empate com um golaço de Danilo Pires aos 12 da segunda etapa. Nas penalidades, a partida ganhou ainda mais emoção, sendo necessárias nove cobranças de cada time para o resultado ser definido. No fim, coube ao goleiro Allan Thiago ser o herói, batendo e convertendo a última cobrança do Moto Club.
Maracanã x ABC
O Maracanã empatou sem gols com o ABC no tempo normal no Frasqueirão. Nas penalidades, o time cearense venceu por 5 a 4.
O ABC conseguiu ser superior nos dois tempos em campo, principalmente na primeira etapa, em que dominou o setor ofensivo e poderia ter aberto o placar. Porém, os erros de finalização foram um grande problema da equipe. Já o Maracanã buscou apenas se defender e tentar sair em contra-ataque.
Na segunda etapa, o clube cearense conseguiu ficar com a bola nos pés e levou perigo ao goleiro Felipe Garcia, tentando descer pelos lados do campo. O ABC teve mais chances de abrir o placar, porém, os atacantes não tiveram eficiência.
Nas penalidades, o goleiro Rayr pegou o pênalti de Robinho e sacramentou a vitória do Maracanã por 5 a 4.
Ferroviário x Santa Cruz-RN
Ferroviário e o Santa Cruz-RN empataram sem gols no tempo normal, mas o Tubarão superou nas penalidades com placar de 7 a 6.
O jogo começou em ritmo acelerado. Logo aos três, o Santa Cruz-RN desperdiçou uma chance nítida de abrir o placar com Alisson, que perdeu um gol na pequena área. A equipe visitante, inclusive, apresentou maior posse de bola no confronto.
O Ferroviário então respondeu nos contra-ataques. Aos 34, Carlos Junio levantou para Allanzinho cabecear com força e parar na defesa do goleiro Thiago Igor. Já aos 40, o volante João Vitor infiltrou na área em velocidade e chutou, mas mandou para fora, perdendo a chance de inaugurar o placar.
Na etapa final, o panorama de intensidade foi mantido, mas nada mudou, sendo assim a partida foi para as penalidades.
Nas cobranças, o time coral converteu com Janeudo, Gharib, João Cubas, Ciel, Allanzinho, Wesley Junior e Jefão. Pablo Alves foi o único que desperdiçou. Na marca do cal, o goleiro Sivaldo Junior também brilhou, defendendo a batida de Teixeira, do Santa Cruz-RN.
Sem sofrimento
Botafogo-PB x Maranhão
No Almeidão, o Botafogo-PB fez valer o mando e, em placar magro, venceu o Maranhão por 1 a 0. A equipe paraibana entrou em campo com a intenção de dominar o jogo desde o início. Antes mesmo do primeiro minuto de jogo, o camaronês Paul Henry exigiu do goleiro Jean.
No lance seguinte, o atacante voltou a arriscar, mas parou na defesa quadricolor. Recuado no campo do adversário, o Maranhão se limitava a resistir ao domínio alvinegro.
Depois da pressão inicial, o Belo diminuiu o ritmo, e, também com o Bode mais à vontade em campo, a partida se tornou mais equilibrada. Aos 18, Ryan avançou com perigo pelo lado esquerdo e deixou dois defensores pelo caminho. No arremate, Saulo fez uma grande defesa, evitando o que seria a grande oportunidade do MAC no primeiro tempo.
Na etapa final, a solução da equipe paraibana saiu do banco de reservas. Acionado para a vaga de Thallyson, Igor Maduro aproveitou um cruzamento dentro da área para, sem marcação, balançar as redes a favor do Botafogo-PB aos 24 minutos.
Confrontos definidos
Os duelos da pré-Copa do Nordeste foram definidos de acordo com o Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF: 1º melhor colocado x 8º melhor colocado; 2º melhor colocado x 7º melhor colocado; 3º colocado x 6º colocado; e 4º colocado x 5º colocado. Sendo assim, os confrontos ficaram dessa forma:
- CSA x Maracanã
- Ferroviário x Treze
- Botafogo-PB x Moto Club
- Juazeirense x ASA
Quatro destas equipes avançarão para a fase de grupos da Lampions League.