DESTAQUES DO DIA MARINGÁ NOTICIAS GERAIS PARANÁ

Saúde quer inclusão de outras nove categorias na regulamentação da jornada de 30h, em Maringá

Saúde quer inclusão de outras nove categorias na regulamentação da jornada de 30h, em Maringá

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Enfermeiros e Técnicos em Enfermagem de Maringá cobram celeridade para que o projeto de lei que regulamenta a jornada de trabalho de 30h chegue na Câmara Municipal. Na manhã desta terça-feira (18), a categoria voltou a se reunir no plenário, minutos antes da sessão ordinária, para pedir o apoio de vereadores.

Nessa segunda-feira (17), a prefeita em exercício, Sandra Jacovós (PL), anunciou nas redes sociais o envio de uma minuta de projeto sobre o tema para análise da Procuradoria-Geral do Município (Proge). “Reforçamos o nosso compromisso com a saúde e com os trabalhadores da área, incluindo a regulamentação das 30 horas semanais para os profissionais de enfermagem. Vamos buscar todos os caminhos possíveis para que essa demanda da categoria seja contemplada, com a devida viabilidade jurídica e financeira”, disse Sandra, em material institucional veiculado pela Prefeitura de Maringá.

Ainda na tarde de segunda (17), a vice-prefeita se reuniu com representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Maringá (Sismmar), que representa a categoria. O objetivo da entidade era ter acesso ao projeto e entender quando ele pode chegar ao legislativo. Conforme apurado pela reportagem, ainda não há uma data para que o texto seja enviado à Câmara.

O que se sabe até o momento é que a proposta, inicialmente, irá contemplar apenas Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem. De acordo com a secretária-geral do Sismmar, Ana Lúcia de Araújo, agora a entidade vai reivindicar a inclusão de outras nove categorias de profissionais da Saúde na regulamentação, tais como: Veterinários, Técnicos de Laboratório, Auxiliares de Farmácia, Biomédicos, Atendentes de Odontologia, Técnicos em Higiene Bucal e Auxiliares de Laboratório.

“A prefeita passou para o sindicato, juntamente com a Comissão das 30 Horas, que pediu pra que a Proge elaborasse um projeto pra que fosse enviado pra Câmara pra regulamentação das 30 horas a princípio para o pessoal da Enfermagem. O sindicato, por outro lado, informou à própria prefeita que temos outras nove categorias que também não são contempladas com as 30 horas regulamentadas em lei, mas já fazem, na prática, as 30 horas semanais. […] Ela disse que pediu agilidade para Proge com relação ao projeto”, disse.

O vereador Lemuel (PDT), que acompanha a categoria na reivindicação, afirma que a Câmara já conversou com o Executivo sobre o tema e solicitou um estudo de impacto para a inclusão das novas categorias na regulamentação.

“Desde o começo nós estamos conversando, esse projeto ontem foi anunciado pela prefeita Sandra Jacovós, que enviou o projeto para a Procuradoria, então está sendo feito um estudo de como isso pode ser feito e, também para contemplar as demais áreas, nós vamos ser pedido um estudo de impacto”, explicou.

O Sismmar realiza a próxima assembleia ordinária da Saúde nessa quarta-feira (19). Conforme apurado pelo Maringá Post, com os primeiros movimentos feitos pela Prefeitura em busca da regulamentação, a categoria deverá descartar, no momento, a mobilização de um estado de greve.

O Maringá Post entrou em contato com a Prefeitura de Maringá para comentar o assunto e aguarda um retorno.

Notícias em tempo real:

PUBLICIDADES & PARCEIROS