DESTAQUES DO DIA

Saúde convoca paranaenses a agendar doação de sangue

Historicamente as doações de sangue caem em época de feriados, e, com a data de festividades de Carnaval não é diferente, além do aumento de traumas. Por isso a Secretaria de Estado e Saúde (Sesa), reforça a necessidade de as pessoas agendarem com antecedência para poder doar devido à validade das bolsas de sangue.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, salienta a importância do gesto. “Convocamos os paranaenses que são sempre solidários às causas de saúde, para que agendem a sua doação e ajudem a continuar em salvar vidas”. A cada doação é captado de 450 ml a 470 ml e a bolsa pode ser dividida em até quatro hemocomponentes, segundo destaca a diretora do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), Vívian Patrícia Raksa. “A cada bolsa coletada a gente pode ajudar a salvar até quatro vidas”.

 

Para doar

É necessário ter entre 16 a 69 anos completos, pesar no mínimo 51 quilos, ter boa saúde, estar bem alimentado, hidratado e apresentar um documento de identidade com foto. Os homens podem doar sangue a cada dois meses, quatro vezes ao ano. Já as mulheres, a cada três meses, numa máxima de três doações ao ano.

Dados de 2023

Toda a Rede do Hemepar registrou 189.572 doações, numa média de mais de 15,7 mil doações por mês. Este ano, em janeiro, foram registradas 17.515 doações, e nos quatro primeiros dias de fevereiro, 2.094. No total são 22 unidades do Hemepar, com 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que recebem e necessitam nesta época da doação de sangue.

A 15ª Regional de Sáude estará fechada nos dias 12 e 13 e aberta no dia 14 de fevereiro.

PUBLICIDADES & PARCEIROS