Tempo estimado de leitura: 6 minutos
O Maringá Post ouviu mais um pré-candidato à Prefeitura de Maringá. Nesta semana, Evandro de Freitas Oliveira (PSDB) participou da Série de Entrevistas do Jornal Online de Maringá. Neste resumo, os leitores poderão acompanhar os principais destaques da entrevista com o pré-candidato.
A entrevista completa com Evandro de Freitas Oliveira (PSDB) está disponível no canal do Maringá Post no YouTube. Além disso, cortes curtos, de até 1 min 30s de duração, com a participação do vice-prefeito, também estão disponíveis no Instagram do Jornal.
Evandro Oliveira, que é empresário do ramo educacional, foi sabatinado pelos jornalistas Ronaldo Nezo e Victor Ramalho sobre temas como Segurança Pública, Saúde, Educação, Infraestrutura, Zeladoria Urbana e Transporte Coletivo.
Segurança Pública: o retorno dos módulos policiais
O pré-candidato à Prefeitura de Maringá pelo PSDB quer trabalhar pela reativação dos módulos policiais, que fizeram sucesso em pontos estratégicos da cidade até meados da década de 1990.
De acordo com Evandro, as propostas na área da Segurança Pública seguem a mesma lógica das demais áreas, que é a de ouvir as pessoas. Segundo o pré-candidato, a reativação dos módulos é uma ideia formulada a partir de conversas com moradores de alguns bairros. Ele citou nominalmente a Zona 7, onde as pessoas têm uma “insegurança maior”.
“Agora, nós temos uma proposta de levar a Guarda aonde realmente as pessoas precisam. Por exemplo, tenho ouvido muito a população da Zona 7, que pedem que tenhamos ali os antigos módulos policiais. Vejo que alguns lugares, onde a população tem uma insegurança maior, precisamos dos módulos. Antigamente, nós tínhamos os módulos da PM, hoje isso pode ser feito com a Guarda. Ter nesses espaços a Guarda andando nas ruas pode ajudar na sensação de segurança”, disse.
Saúde: a criação das UBSs ‘Corujinhas’
Uma proposta na área da Saúde que o pré-candidato antecipou é a criação de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que atendam no período noturno, o qual ele chamou de ‘Corujinhas’. De acordo com Evandro, a proposta faz parte de um pacote de medidas para o setor de Saúde, que inclui também a possível construção de uma terceira Unidade de Pronto Atendimento (UPA), destinada aos idosos.
“Eu gostaria muito de fazer as UBSs Corujinhas, onde você reforma, amplia e oferece um atendimento noturno. Gostaria também de uma nova UPA, voltada para os idosos. Eu sempre digo, nós estamos envelhecendo, então precisamos de um atendimento mais direcionado, vejo que isso se faz necessário”, explicou.
Ainda na Saúde, o pré-candidato diz que, conforme o seu diagnóstico, o principal problema do setor na cidade é a falta de servidores. Ele também diz querer construir novas UBSs, deixando o atendimento ‘mais próximo’ das pessoas.
Educação: planejamento de longo prazo para compra dos kits escolares
Na área da Educação, Evandro foi questionado sobre o que faria para evitar os atrasos na entrega dos uniformes e kits escolares para a rede municipal de ensino. De acordo com o pré-candidato, a solução passa por ter na Secretaria Municipal de Educação (Seduc) profissionais com uma ‘visão empreendedora’. Para Evandro de Freitas, é preciso que o planejamento e as licitações ocorram de forma antecipada.
“Nós temos que fazer a licitação e criar opções, alternativas. Se houver um problema (na licitação), termos um pouco mais do produto, já em estoque, para entregar. Precisamos chamar o gestor e termos um planejamento alinhado, precisamos que o gestor esteja com o prefeito, que a secretaria não tenha um ‘dono’, essa é nossa grande vantagem, de não termos outros partidos que serão ‘donos’ daquela secretaria, desde a secretária ao diretor das escolas, traremos pessoas do setor, com essa visão empreendedora, para dar uma resposta e que conheça a estrutura, para fazermos um planejamento anual e antecipado, trabalhar já pensando nos quatro anos, entregar os kits de 2025 já pensando em 2026. É preciso sempre andar na frente, pensar na frente para termos uma resposta mais rápida. As crianças não podem ficar sem seus kits pois as crianças precisam disso”, afirmou.
O pré-candidato à Prefeitura de Maringá planeja dar uma atenção especial para a Infraestrutura dos bairros, caso eleito.
Ao comentar sobre o tema, Evandro foi direto ao afirmar que sua gestão será “bairro-centro”. Ele diz que os bairros mais afastados da região central foram negligenciados pelas últimas administrações.
“A minha gestão é bairro-centro, a gente já começa nisso. Falamos muito das demandas e precisamos cuidar muito dos nossos bairros que, nas últimas gestões, ficaram para trás, posso até antecipar algumas (demandas), mas também não podemos esquecer do nosso centro em que temos um problema muito grave hoje, que são os moradores de rua. Não estamos esquecendo do centro, vamos cuidar dessa parte, da nossa Zona 7 que tem várias demandas, mas precisamos começar de lá (dos bairros)”, disse.
A entrevista completa com Evandro de Freitas Oliveira (PSDB) pode ser conferida no canal do Maringá Post no YouTube:
Em novo formato, o Maringá Post realizou uma segunda rodada da Série de Entrevistas com os pré-candidatos à Prefeitura de Maringá.
A cada semana, um novo pré-candidato foi ouvido, com os conteúdos sendo repercutidos, além do site, também nas redes sociais do Jornal Online de Maringá. O leitor pôde acompanhar a série através das reportagens, divididas em áreas temáticas e publicadas no site uma vez ao dia, além dos reels no Instagram e shorts no YouTube.
O portal ouviu Silvio Barros (Progressistas), Do Carmo (União Brasil), Humberto Henrique (PT), Homero Marchese (Novo), Edson Scabora (PSD) e Evandro Oliveira (PSDB).
Todo o conteúdo da Série foi produzido em parceria com a VMark Produtora de Vídeos, especialista em podcasts e cursos online. Conheça mais sobre o trabalho da VMark.