POLICIAL

PCPR participa de caminhada para conscientização sobre autismo em Manoel Ribas

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) participou de uma caminhada no Dia Mundial da Conscientização do Autismo, em Manoel Ribas, na região Central do Estado, na manhã desta terça-feira (2).

A iniciativa foi idealizada pela Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município. Cerca de 100 alunos participaram da ação, que contou com a interação entre as crianças e os policiais através de conversas, brincadeiras e até mesmo apresentando um dos principais instrumentos de trabalho que é a viatura policial.

“Destaco que a participação da Polícia civil se mostra muito importante nesta luta objetivando conscientizar a população sobre o autismo de forma a ter uma sociedade mais consciente, menos preconceituosa e mais inclusiva”, afirma o delegado da PCPR Mateus Macedo de Santana.

INSTITUIÇÃO AMIGA DA PESSOA AUTISTA- A PCPR possui o selo “Instituição Amiga da Pessoa Autista”, certificação entregue pela Organização Neurodiversa pelos Direitos das Pessoas Autistas (Onda Autismo) para as instituições que possuem atendimento de maneira inclusiva.

Para ser contemplada com o selo, servidores da PCPR passaram por treinamentos relacionados ao atendimento ao público e a abordagem policial, a fim de reconhecer as características das pessoas autistas e aprender práticas de atendimento inclusivo, respeitoso e moderno, garantindo agilidade e eficiência em todo o processo.

A parceria entre a PCPR e a Onda Autismo iniciou em maio de 2023. Desde então foram ministradas capacitações abordando temas como características gerais do Transtorno do Espectro Autista (TEA), convivência, questões neurodivergentes, garantias de direitos, termos adequados para o tratamento e como realizar um atendimento humanizado para autistas e para a família.

PUBLICIDADES & PARCEIROS