Tempo estimado de leitura: 5 minutos
O bem-estar interno é um fator crucial para o sucesso de qualquer organização, seja ele do líder, da líder ou dos colaboradores. Quando cuidamos do nosso bem-estar e entendemos o seu impacto nos negócios fica muito mais fácil alinhar felicidade, satisfação e performance dentro das empresas.
Agora você deve estar se perguntando, mas como fazemos isso? Eu conto para você nesse artigo!
Quais são os principais benefícios para as empresas ao olharem para o bem-estar interno?
Eu te convido a fazer uma reflexão, quando você está bem emocionalmente e fisicamente você não se engaja e produz mais? Pois é, isso é o que podemos chamar de bem-estar interno. Essa motivação intrínseca é um catalisador para a excelência no trabalho.
O bem-estar interno está intimamente ligado à saúde física e mental dos nossos colaboradores. A partir do momento que você enquanto empresário, empresária entende o valor desse conhecimento fica muito mais fácil proporcionar um ambiente saudável e perene o que por consequência reduz de forma significativa o absenteísmo (faltas por doença) e o presenteísmo (quando os colaboradores estão presentes, mas não produtivos).
Colaboradores satisfeitos e saudáveis são mais propensos a permanecer na empresa. O que também impacta diretamente na retenção de talentos fazendo com que você economize recursos com recrutamento e treinamento, além de manter a continuidade e a expertise dentro da organização.
O bem-estar interno contribui para um ambiente de trabalho positivo. Relações interpessoais saudáveis, comunicação aberta e confiança entre colegas criam um clima propício à colaboração e à inovação.
Mas como eu mensuro isso e aplico na minha empresa? Após anos de estudos, diversos cursos nacionais e internacionais e mais de 23 anos de experiência na área de Pessoas e Cultura eu desenvolvi o Método PBC High Talent, uma análise que mapeia como está o bem-estar interno do indivíduo de acordo com o contexto.
Já parou para pensar quantos colaboradores estão infelizes dentro das empresas por estarem na posição errada? Ou por serem cobrados por comportamentos que não fazem parte do seu perfil?
Por muito tempo negligenciamos a análise dos indivíduos como únicos, ignoramos o fato de cada pessoa ter seus valores de engajamento, ter seu perfil e suas individualidades, por décadas aplicamos as pessoas dentro das organizações só avaliando experiências e competências.
No Método PBC, eu te mostro como está o bem-estar do indivíduo e como você enquanto empresário, aplicando essa pessoa de forma assertiva dentro da sua empresa consegue somar satisfação e alta performance, gerando assim o que eu gosto de chamar de “relação ganha-ganha” onde empresa e colaborador ganham.
Nós vivemos um momento que para atrair e reter os melhores talentos precisamos desafiar e cuidar, mas, não em um sentido coletivista. O que eu quero dizer com isso é, enquanto empresa nós precisamos fornecer um ambiente saudável mas que, ao mesmo tempo, desafia e instiga novos resultados.
Investir no bem-estar interno é uma estratégia inteligente para qualquer organização que queira continuar se desenvolvendo e alcançando maiores resultados.
E para continuarmos o assunto, eu deixo aqui um convite para a minha Masterclass que vai acontecer na sexta-feira, 21, às 19h30, onde eu pessoalmente vou abordar e te explicar ainda mais sobre o Papel do Bem-estar Interno nas Estratégias de Negócio. Será um evento totalmente gratuito e 100% online!
Se você é um líder ou uma líder que busca atingir maiores resultados ainda esse ano esse encontro é obrigatório, espero ter você comigo.
Inscreva-se aqui: https://marketingtrianon.com.br/masterclassjrodolfogrou?not_query=true