DESTAQUES DO DIA NOTÍCIAS GERAIS PARANÁ

Com queda nas temperaturas, Hemepar convoca a população para doar sangue

Diminuição do estoque de sangue em períodos de temperatura mais baixa é comum, segundo o secretário de Estado da Saúde.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) reforça a urgência para a doação de sangue no Estado, principalmente dos tipos O-, O+ e A-. O pedido acontece devido à aproximação do inverno e à tendência de aumento do frio, período em que normalmente há queda na quantidade de doadores.

“É muito comum observar uma diminuição do estoque de sangue em períodos de temperatura mais baixa. Além de um comportamento mais caseiro por parte das pessoas, condições como resfriado e gripe também estão mais presentes, o que cria um quadro desfavorável para a doação”,

disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

O secretário ainda destaca que é fundamental reforçar a importância e estimular o desejo em doar. “Não há substituto para o sangue e este ato de solidariedade é indispensável para salvar vidas”, afirma. Os homens podem doar a cada dois meses, quatro vezes ao ano. Já as mulheres, a cada três meses, numa máxima de três doações ao ano.

Após a coleta, o sangue é fracionado e acontece o processo de separação dos hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas e crio). Em seguida, a bolsa fica estocada até o resultado dos exames para a liberação. Por isso, também é importante ressaltar a validade da doação com antecedência, já que, após a coleta, o sangue pode levar até 48 horas para ser liberado.

Para doar

O doador deve ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade podem doar com autorização e presença do responsável legal. É necessário pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por: RicMais

PUBLICIDADES & PARCEIROS