DESTAQUES DO DIA MARINGÁ NOTÍCIAS GERAIS

Prefeitura, UEM e Fadec assinam parceria para solucionar seca no Parque do Ingá

A parceria busca soluções com o menor impacto ambiental

A Prefeitura de Maringá, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico (Fadec) assinaram parceria visando solucionar o problema hídrico no Parque do Ingá. Os trabalhos dos técnicos já começaram.

O problema hídrico é mundial. E cada comunidade busca soluções de acordo com sua realidade. “Em Maringá, estamos buscando soluções técnicas e científicas, já que temos grandes parceiros nas universidades”, frisa o prefeito em exercício, Edson Scabora. “O Parque do Ingá é um grande ativo da cidade e merece toda a atenção do poder público”, complementa ele.

O secretário de Meio Ambiente, Marco Antônio Lopes, ressaltou que esse trabalho é prioridade na Prefeitura porque o Parque do Ingá é um patrimônio da cidade, que marca diferentes gerações que visitam e se divertem no local. O diretor executivo da Fadec, Leandro Vanalli, informou que o método utilizado por uma equipe multidisciplinar busca a melhor solução com menor impacto ambiental. “Queremos um equilíbrio na solução para conduzir a água até o lago do parque”, citou.

Chuva

A professora do Departamento de Engenharia Civil da UEM, Cristhiane Okawa, disse que os técnicos estão monitorando o parque em dias de chuva para analisar o reaproveitamento da água pluvial, o impacto ambiental, entre outras situações. Inclusive como está o entorno do parque, como a impermeabilização dos pisos, o que agrava o problema.

Também participaram da assinatura do contrato com a Fadec os secretários de Urbanismo e Habitação, Estevão Palmieri, de Obras Públicas, Erica Magalhães, professores, alunos e representantes de associações, sindicatos, entre outros.

Por: RicMais

PUBLICIDADES & PARCEIROS