DESTAQUES DO DIA MARINGÁ NOTICIAS GERAIS PARANÁ

Musk revela Grok 3, nova versão do chatbot de IA com maior capacidade de raciocínio

Musk revela Grok 3, nova versão do chatbot de IA com maior capacidade de raciocínio

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A xAI, empresa de inteligência artificial de Elon Musk, anunciou nesta segunda-feira (12) o lançamento do Grok 3, nova versão de seu chatbot de IA. Segundo o bilionário, a ferramenta traz melhorias significativas e conta com dez vezes mais poder computacional que seu antecessor, lançado em agosto de 2024. Musk descreveu o novo modelo como “assustadoramente inteligente”, destacando seu avanço na capacidade de raciocínio e na redução de erros comuns a outros chatbots.

Grok 3 e a corrida da IA

Durante participação na Cúpula Mundial de Governos, em Dubai, Musk afirmou que o Grok 3 já supera outras inteligências artificiais disponíveis no mercado. Entre os principais aprimoramentos, está um mecanismo de autocorreção, que busca minimizar as chamadas “alucinações”—quando a IA apresenta informações falsas ou imprecisas como se fossem verdadeiras.

A nova versão do chatbot chega em um momento de grande concorrência no setor, com o Grok 3 disputando espaço com o ChatGPT, da OpenAI, e o recém-lançado DeepSeek R1, desenvolvido na China. A DeepSeek se destacou recentemente ao apresentar uma IA generativa de baixo custo e alta eficiência, ampliando a disputa pela liderança global na tecnologia.

Conflitos e desafios

Além da disputa com a OpenAI de Sam Altman, ex-parceiro e agora rival de Musk, o lançamento do Grok 3 ocorre em um contexto de mudanças estratégicas nos Estados Unidos. O empresário, que mantém influência em setores estratégicos como transporte e comunicação com suas empresas Tesla, SpaceX e X (antigo Twitter), tem exercido influência direta sobre as recentes reestruturações promovidas pelo governo americano.

Os cortes de orçamento e a reformulação de agências federais têm gerado preocupações sobre possíveis conflitos de interesse, já que algumas dessas entidades regulam áreas que impactam diretamente os negócios de Musk. Enquanto isso, a corrida pela supremacia na inteligência artificial segue cada vez mais intensa, com players globais investindo em modelos cada vez mais sofisticados.

* Com informações do jornal O Globo

Notícias em tempo real:

PUBLICIDADES & PARCEIROS