DESTAQUES DO DIA

Maringá se despede de Ana Refundini Preis, mulher do ex-deputado João Preis

“Maior tesouro que poderia almejar neste mundo”, sempre disse o marido João Preis sobre Ana Refundini Preis, que morreu nesta segunda-feira, 5, aos 85 anos. Pioneira, mãe, avó e bisavó, Ana era considerada o esteio na carreira do marido como empresário, como inovador que foi considerado o melhor secretário de Indústria, Comércio e Agricultura da história de Maringá, como deputado estadual e como candidato à prefeitura de Maringá.

O velório acontece no Salão Nobre do Prever da Zona 2. O sepultamento será às 15 horas desta terça-feira, 6, no Cemitério Municipal.

Moradora em Maringá desde 1960, foi nesta cidade que Ana deu à luz todos os filhos, viu nascer os netos e bisnetos e será sempre lembrada pelo trabalho que, ao lado do marido, desenvolveu na igreja católica, principalmente no período áureo dos cursilhos.

Nos últimos 10 anos Ana Preis esteve afastada das atividades da igreja e do convívio com as famílias amigas devido às sequelas de um Acidade Vascular Cerebral (AVC) que a deixaram na cama. Com sua vida limitada à casa, ela contou com o apoio e amor do marido e filhos, que garantiram condições para uma vida digna.

Ana chegou a Maringá no dia 25 de julho de 1960, dois meses depois de casar-se com João Preis em sua cidade de origem, Cornélio Procópio.

Morre Ana Refundini Preis
Ana Preis e João tinham 22 anos e dois meses de casados quando se mudaram para Maringá Foto: arquivo da família

Ela não veio antes conhecer a cidade e estava deixando sua Cornélio, que à aquela altura já tinha água encanada, luz elétrica 24 horas por dia e asfalto. Mas ela acreditou no marido, que dizia que Maringá ia crescer e se tornar uma das melhores cidades do Brasil. Pelo tranto que trabalharam, Ana e João ajudaram a concretizar a promessa.

 

Morre Ana Preis, mulher do ex-deputado João Preis
Ana Preis com o ex-prefeito João Paulino e a primeira dama Branca Vieira Foto: Arquivo da família

 

Fotos e informações sobre Ana Refundini Preis foram obtidas por meio do livro “Amor e ideais – Chamas que não se apagam”, de João Preis, editado pelo escritor Dirceu Herrero Gomes

PUBLICIDADES & PARCEIROS