DESTAQUES DO DIA MARINGÁ NOTICIAS GERAIS PARANÁ

Maringá realiza Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa nesta semana

Maringá realiza Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa nesta semana

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa (SAS), realiza nesta segunda, 26, e terça-feira, 27, a 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

O objetivo é promover a escuta ativa e o diálogo entre diferentes segmentos da sociedade, com foco na construção de políticas públicas que garantam dignidade, respeito e valorização à população idosa. 

A Conferência será realizada nesta segunda, 26, e terça, 27, das 8h às 12h, no Bloco B33 da Universidade Estadual de Maringá (UEM), apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) e da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati).

As inscrições podem ser feitas via formulário online (acesse aqui) ou presencialmente, antes do início do evento.

O evento tem o objetivo de garantir a participação social na construção de ações que superem barreiras ao direito de envelhecer com dignidade, identificar os desafios do envelhecimento plural no Paraná e construir propostas de equidade para a defesa e promoção dos direitos e da cidadania das pessoas idosas, em articulação com os municípios paranaenses.

O secretário de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa, Leandro Bravin, reforça que a Conferência é fundamental para ouvir e acolher as demandas da população idosa. “Mais do que um espaço de debate, a Conferência é uma construção coletiva de políticas públicas que refletem as reais necessidades da população idosa. Estamos ouvindo quem mais importa para garantir um envelhecimento com respeito e dignidade”, destaca.

A secretária-executiva do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Rosana Gomes, reforça a importância da participação de toda a comunidade. “É um momento fundamental para ouvir experiências, avaliar os desafios e propor melhorias. As decisões que saem da Conferência têm impacto direto na vida dos nossos idosos, e isso torna cada fala, cada proposta, ainda mais valiosa”, destaca.

Eixos temáticos 

A Conferência engloba cinco eixos temáticos: financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; fortalecimento das políticas para a proteção à vida, saúde e cuidado integral da pessoa idosa; proteção e enfrentamento de todas as formas de violência, abandono social e familiar; participação social, protagonismo e vida comunitária sob a ótica das múltiplas velhices; e consolidação e fortalecimento da atuação dos Conselhos de Direitos como política de Estado.

Notícias em tempo real:

PUBLICIDADES & PARCEIROS

Carousel contents not found!