A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou mais uma grande mobilização para ampliar as coberturas vacinais. Com o ‘Dia D de Vacinação’ da Campanha Nacional contra a Poliomielite, todas as 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ficaram abertas no sábado, 8. Durante o dia, o município aplicou 5.776 doses de vacinas, incluindo imunizantes da pólio e outras campanhas. Mais de 1,6 mil crianças menores de 5 anos foram imunizadas contra a paralisia infantil.
A abertura do ‘Dia D de Vacinação’ ocorreu na UBS Industrial e contou com a presença do prefeito Ulisses Maia, do vice-prefeito Edson Scabora e da secretária de Saúde, Karina Rissardo. Além da imunização contra a poliomielite, também foram aplicadas vacinas das campanhas da gripe, Covid-19 e dengue, além de imunizantes de rotina. No total, as equipes avaliaram 4.825 carteirinhas de vacinação. “Vacinar é sempre um ato muito importante e o ‘Dia D’ é fundamental para que possamos mobilizar toda a comunidade em prol da proteção das nossas crianças. A vacinação contra a pólio é um ato de amor e a única saída para evitarmos a volta da doença no nosso país”, afirmou a secretária de Saúde, Karina Rissardo.
A campanha de vacinação contra a paralisia infantil termina nesta sexta-feira, 14. O imunizante está disponível em todas as 35 UBSs de Maringá (confira em anexo o horário de vacinação em cada unidade). A campanha deste ano é a última com aplicação da vacina oral, conhecida popularmente como as ‘gotinhas contra a paralisia infantil’.
Todas as crianças de 1 ano até 5 anos incompletos (4 anos 11 meses 29 dias) que já receberam as três doses da vacina injetável devem receber as gotinhas durante o período da campanha. Caso ainda não tenham completado o esquema, receberão a dose da vacina injetável. As crianças de dois meses a menores de 1 ano receberão apenas dose da vacina injetável, caso necessitem.
Para facilitar o acesso aos imunizantes, as UBSs Quebec e Pinheiros seguem com horário ampliado de vacinação até às 20h30. A Secretaria de Saúde reforça que para a vacinação é necessário levar carteirinha, documento pessoal e CPF da criança.
As informações são da Agência Estado.