DESTAQUES DO DIA MARINGÁ POLICIAL

Maringá abre todas as UBSs neste sábado (8) para ‘Dia D de Vacinação’ contra paralisia infantil

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A Prefeitura de Maringá mobiliza toda a comunidade neste sábado, 8, para o ‘Dia D de Vacinação’ contra a paralisia infantil. Todas as 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas das 9h às 16h para aplicação da vacina contra a poliomielite e demais imunizantes de rotina, contra a gripe, Covid-19 e dengue.

A campanha de vacinação contra a poliomielite deste ano é a última com aplicação da vacina oral, conhecida popularmente como as ‘gotinhas contra a paralisia infantil’.   

Os pais ou responsáveis devem levar as crianças menores de 5 anos até às UBSs para reforçar a proteção contra a paralisia infantil. “É muito importante que todos aproveitem o ‘Dia D de Vacinação’ e levem as crianças para serem vacinadas. Caso tenham dúvidas, os pais podem procurar as UBSs para que nossas equipes avaliem as carteirinhas de vacinação. A poliomielite é uma doença que pode ser mortal e não podemos deixar que volte novamente a atingir nossas crianças”, afirma a secretária de Saúde, Karina Rissardo. 

Todas as crianças de 1 ano até 5 anos incompletos (4 anos 11 meses 29 dias) que já receberam as três doses da vacina injetável devem receber as gotinhas durante o período da campanha. Caso ainda não tenham completado o esquema, receberão a dose da vacina injetável. As crianças de dois meses a menores de 1 ano receberão apenas dose da vacina injetável, caso necessitem. A partir do segundo semestre deste ano, o esquema vacinal será apenas com doses de aplicação injetável da VIP (vacina inativada poliomielite).

A Secretaria de Saúde reforça que para a vacinação é necessário levar carteirinha, documento pessoal e CPF da criança. 

Mutirão de vacinação

Para ampliar as coberturas vacinais, a Secretaria de Saúde realiza mutirão de vacinação contra a Covid-19 e gripe no Terminal Urbano nesta quarta-feira, 5, e quinta-feira, 6, das 9h às 16h.

A vacina atualizada contra a Covid-19 está disponível para crianças de seis meses a menores de cinco anos e grupos prioritários (clique aqui para conferir os grupos prioritários). A vacinação contra a gripe está liberada para todas as pessoas acima de 6 meses de idade. 

Espaço Saúde

Além do ‘Dia D de Vacinação’, a Prefeitura de Maringá realizará neste sábado, 8, nova edição do ‘Espaço Saúde’, iniciativa que aproxima os atendimentos da comunidade. A ação ocorrerá na UBS Industrial (Rua Lobélia, 268, no Parque Industrial), das 9h às 16h.

Na UBS, além da vacinação haverá coleta de exame preventivo com agendamento prévio, orientações sobre saúde bucal e nutricional, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e práticas integrativas, como auriculoterapia e acupuntura. 

Notícias em tempo real:

PUBLICIDADES & PARCEIROS