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Leilão de áreas no Porto de Paranaguá acontece em abril

Leilão de áreas no Porto de Paranaguá acontece em abril

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O aviso de leilão da área PAR14 do Porto de Paranaguá foi publicado nesta terça-feira (11) no Diário Oficial da União. Os leilões das áreas PAR14 e PAR15 estão marcados para 30 de abril na Bolsa de Valores do Brasil (B3), em São Paulo. A expectativa é de investimentos superiores a R$ 1,5 bilhão.

A modernização das estruturas deve ampliar a movimentação portuária. A previsão é que o PAR14 passe de 170 mil para 323 mil toneladas de granéis sólidos vegetais por ano. No PAR15, a movimentação deve crescer de 115 mil para 191 mil toneladas anuais.

O edital do PAR15 já havia sido publicado. O PAR14 aguardava aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU), concedida em sessão plenária no dia 5 de fevereiro.

Estrutura das áreas A área PAR14 tem 82.436 m², com contrato de exploração por 35 anos. O vencedor do leilão será definido pelo maior valor de outorga. Os investimentos previstos incluem melhorias na estrutura portuária e interligação com o Moegão. O total de investimentos e aportes financeiros é estimado em R$ 980 milhões.

A área PAR15 possui 43.279 m², também com exploração prevista por 35 anos. O investimento e aporte financeiro devem somar R$ 601 milhões. O arrendatário deverá modernizar o sistema de recepção rodoviária e instalar novas estruturas operacionais.

Outros leilões

De 2019 a 2023, a Portos do Paraná leiloou cinco áreas. Após os certames do PAR14 e PAR15, restará apenas a conclusão do processo do PAR25, que aguarda aval do TCU. Ao todo, os oito arrendamentos somam mais de R$ 3,8 bilhões em investimentos.

Canal de acesso

O governo do Paraná também aguarda aprovação para conceder o Canal de Acesso Aquaviário ao Porto de Paranaguá. O projeto prevê ampliação e aprofundamento do canal, permitindo a atracação de navios de maior porte. O investimento estimado é de R$ 1,07 bilhão.

Moegão

A Portos do Paraná investiu cerca de R$ 600 milhões no Moegão, sistema voltado ao aumento da produtividade portuária. A estrutura contará com três linhas férreas independentes, reduzindo o número de cruzamentos ferroviários em Paranaguá e melhorando a logística de transporte de granéis sólidos vegetais.

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