Tempo estimado de leitura: 4 minutos
O diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Carlos Carboni, esteve em Belém (PA) entre os dias 16 e 19 de dezembro para acompanhar o progresso das obras preparatórias para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorrerá em novembro de 2025. O investimento da Itaipu, de R$ 1,3 bilhão, foi direcionado a diversas obras de infraestrutura na cidade, com o objetivo de melhorar a estrutura urbana e gerar um legado positivo para a comunidade local.
Durante a visita, Carboni inspecionou a revitalização do Mercado São Brás, que foi reaberto no dia 18 de dezembro, após passar por obras com recursos do governo federal, Itaipu e da Prefeitura de Belém. O diretor também visitou o Complexo Ver-o-Peso, onde estão sendo realizadas melhorias em locais como a Feira do Açaí, o Mercado da Carne, o Mercado do Peixe, o Solar da Beira e as docas do Ver-o-Peso, todas iniciativas em parceria com a prefeitura.
Além disso, Carboni acompanhou as obras do Parque Linear das Docas, projeto do governo estadual com financiamento da Itaipu, e as áreas portuárias da Companhia das Docas do Pará, que receberão milhares de visitantes durante a COP30.
O investimento da Itaipu não se limita à infraestrutura. Também estão sendo implementados projetos voltados para a educação ambiental, como a instalação de biodigestores em escolas municipais e a construção de Unidades de Valorização de Recicláveis (UVRs). Outro destaque é o apoio à criação de um barco sustentável movido a hidrogênio, em parceria com o Itaipu Parquetec.
O investimento de R$ 1,3 bilhão visa atender às demandas da COP30, além de proporcionar melhorias duradouras para a cidade de Belém.
Fotos: Stela Guimarães/Itaipu Binacional