O título é conferido às unidades hospitalares do Paraná que cumprem 13 requisitos para o sucesso do aleitamento materno, cuidado da mulher e cuidados com o bebê. Após concedida, a habilitação é reavaliada a cada três anos.
Pelo incentivo ao aleitamento materno e qualidade no atendimento às mães e bebês, a Secretaria da Saúde (Sesa) habilitou mais uma maternidade na Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). Agora foi a vez da Associação Beneficente Hospital São Rafael, de Rolândia, na região Norte, conquistar a certificação do Ministério da Saúde, validada pela equipe de Atenção à Saúde da Sesa.
O título é conferido às unidades hospitalares do Paraná que cumprem 13 requisitos para o sucesso do aleitamento materno, cuidado da mulher e cuidados com o bebê. Após concedida, a habilitação é reavaliada a cada três anos.
No Paraná, outras 19 unidades já possuem a certificação. Somente no último ano, 11 instituições passaram pela revalidação da habilitação da equipe técnica e 10 foram aprovadas em todos os critérios necessários.
“Nos últimos três anos o processo do Hospital Amigo da Criança transformou as rotinas do hospital, foi um aprendizado importante para todas as equipes. O resultado é fantástico, principalmente no atendimento aos nossos pacientes e familiares”, afirmou o diretor-presidente do hospital São Rafael, Paulo Boçois. “A conquista também deixou um legado para a busca de novas certificações de qualidade”.
PACTO – Em dezembro de 2023, o Estado formalizou o Pacto para Redução da Mortalidade Materna e Infantil, com a adesão de 17 instituições. Elas assumiram o compromisso de reduzir em 10% os indicadores de mortalidade materno-infantil no Paraná até 2027, com o estabelecimento de dez ações prioritárias, conforme o plano plurianual da Sesa.
“São atividades que exigem o envolvimento de todos os profissionais e, por isso, o título é uma conquista coletiva. Ao longo dos últimos anos, trabalhamos para reforçar a importância do aleitamento materno como prática essencial para o desenvolvimento saudável do bebê. Essa estratégia impacta diretamente na redução da mortalidade infantil”, reforçou a chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Sesa, Fernanda Crosewski.
AMIGO DA CRIANÇA – A Iniciativa Hospital Amigo da Criança foi lançada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em 1992, sendo incorporada pelo Ministério da Saúde no mesmo ano. Desde então, a iniciativa capacita profissionais, realiza avaliações e estimula a rede hospitalar para o credenciamento de novos estabelecimentos. Os gestores estaduais devem apoiar as ações em educação permanente com mães e profissionais de saúde, não somente nos hospitais, mas também nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).