Um grave incêndio florestal atingiu Cianorte na última terça-feira (20). As chamas foram controladas graças à rápida ação de equipes do Corpo de Bombeiros e do Instituto Água e Terra (IAT), com o apoio de 13 caminhões-pipa disponibilizados pelo projeto Patrulha Ambiental.
Incêncio em Cianorte
Os caminhões-pipa fornecidos pelo projeto foram essenciais para garantir o abastecimento de água e auxiliar no controle das chamas. Além dos veículos da Patrulha Ambiental, outras 12 empresas parceiras do IAT também disponibilizaram caminhões para auxiliar no combate ao fogo.
Municípios da região se unem no combate ao incêndio
Dez municípios da região se uniram para combater o incêndio, fornecendo caminhões-pipa e outros recursos. A solidariedade entre as cidades foi fundamental para controlar as chamas e evitar danos maiores ao meio ambiente.
Leia também:
Fauna silvestre também sofre com o incêndio
A fauna silvestre da região também foi afetada pelo incêndio. Equipes da Universidade Paranaense (Unipar) prestaram atendimento a animais feridos, como um gambá e um quati.
Risco de novos incêndios persiste
Apesar do incêndio ter sido controlado, o risco de novos focos ainda persiste devido às condições climáticas da região. O IAT alerta a população para a importância de redobrar a atenção e evitar ações que possam provocar incêndios. Em caso de avistar fogo em áreas de vegetação, a orientação é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Patrulha Ambiental: um investimento em segurança e sustentabilidade
O projeto Patrulha Ambiental, iniciado em 2019, já entregou 733 veículos para municípios paranaenses, com o objetivo de fortalecer ações de combate a incêndios, limpeza urbana e gestão de resíduos sólidos. O investimento total no projeto é de R$ 206,8 milhões.