DESTAQUES DO DIA MARINGÁ POLICIAL

Escultor de Maringá cria obras em madeira há 45 anos

Escultor de Maringá
Seo Lorival Batista continua firme em seu ofício, esculpindo madeira com a mesma curiosidade e dedicação que o inspiraram no início. Foto: Rafael Bereta/GMC Online

Há algumas décadas, um jovem de apenas 15 anos começou a trilhar um caminho que se tornaria a paixão de sua vida. Hoje, aos 60 anos, Seo Lorival Batista conhecido como ‘Berym Escultor’ continua firme em seu ofício, esculpindo madeira com a mesma curiosidade e dedicação que o inspiraram no início.

Natural de Cruzeiro do Oeste (a 137 quilômetros de Maringá), mudou-se com a família para Maringá onde a paixão pela profissão começou. Ao GMC Online ele afirma que tem muito orgulho de tudo que desenvolveu.

“Comecei aos 15 anos por curiosidade. Hoje, aos 60, continuo firme no trabalho. Meu filho chegou a trabalhar comigo; hoje ele é formado em Direito, e minha filha faz Engenharia. De fato, para mim, é gratificante. Esta é minha profissão, meu ganha-pão, e eu amo o que faço”, compartilha o escultor.

No início de sua carreira, ele participava de feiras de artesanato, expondo suas criações em eventos como a Expoingá. No entanto, com o tempo,seus clientes começaram a procurá-lo diretamente.

Obras realizadas pelo escultor de Maringá

Ao longo de sua trajetória, Seo Lorival produziu inúmeras peças, com destaque para obras sacras. “Por último, passamos anos decorando o Santuário de São Miguel Arcanjo em Bandeirantes. Fizemos tudo em madeira, desde esculturas até o altar e as cadeiras. Para produzir essas peças, levamos cerca de seis anos”, explica.

Cada peça é única e requer um tempo específico para ser concluída. Por isso, além das esculturas de madeira, o escultor realiza entalhamento, que é a obra de arte feita a partir de madeira, de pedra ou usando outros materiais. Ele explica que cada tipo de trabalho existe um tempo e complexidade para ser feito.

WhatsApp Image 2024-05-29 at 15.31.10 (3)WhatsApp Image 2024-05-29 at 15.31.10 (3)
Ao longo de sua trajetória, Seo Lorival produziu inúmeras peças, com destaque para obras sacras. Foto: Arquivo pessoal

“Uma peça de entalhe demora cerca de 30 dias, enquanto uma escultura pode levar mais de 90 dias, dependendo da complexidade e da fila de trabalhos que temos. Não tenho noção de quantas peças já foram feitas, mas é satisfatório porque este trabalho não é fácil de começar e prosperar. Muitas pessoas desistem ou o fazem apenas como hobby”, observa.

Berym Escultura, como também é conhecido, dedica cerca de 12 horas diárias à sua arte. “Cada trabalho é específico e é difícil mensurar qual marcou mais para mim. Cada um tem uma história”, diz o escultor de Maringá.

Questionado sobre como resumiria todos esses anos de trabalho, ele responde com uma única palavra: “dedicação”. Sua dedicação é evidente em cada peça que cria, refletindo sua paixão e habilidade em transformar madeira em arte.