Por Agência Brasil
Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) entre 22 e 29 de julho revela que cerca de 79% dos bares e restaurantes esperam um aumento nas vendas durante o Dia dos Pais, em comparação ao mesmo período do ano passado. Para 65% desses estabelecimentos, o crescimento no faturamento pode chegar a até 20%.
A pesquisa, que consultou 2.005 empresários em todo o Brasil, também aponta que 78% dos negócios pretendem operar no Dia dos Pais. Em relação a um domingo comum, 57% dos empresários projetam um aumento nas vendas de até 20%. Além disso, 7% dos entrevistados esperam uma expansão entre 21% e 30%, e outros 7% são ainda mais otimistas, prevendo um crescimento superior a 30%.
No entanto, apesar das expectativas de aumento nas vendas, a situação financeira dos estabelecimentos é preocupante. José Eduardo Camargo, responsável por conteúdo da Abrasel, informou que 60% das empresas operaram sem lucro em junho, com 24% registrando prejuízo. Em julho, a proporção de negócios no vermelho caiu para 24%, e 40% das empresas estão com dívidas em atraso.
Camargo explicou que o problema não é uma queda no movimento, mas sim a dificuldade em quitar dívidas, o que afeta a rentabilidade. Entre as dívidas, 73% dos estabelecimentos devem impostos federais, 47% impostos estaduais, e 29% têm débitos com serviços públicos e encargos trabalhistas.
Para ajudar as empresas a superar essas dificuldades, a Abrasel está incentivando a adesão ao Programa Emergencial para Retomada do Setor de Eventos (Perse), que oferece benefícios fiscais até o valor de R$ 15 bilhões. O Perse, restabelecido pela Lei 14.859/2024, visa apoiar o setor que foi duramente impactado pela pandemia de covid-19.