Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Neste sábado (8), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná realizou o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, alcançando a marca de 70.772 crianças vacinadas em todo o estado.
A ação, que contou com a colaboração das 22 Regionais de Saúde, teve como objetivo proteger os pequenos contra formas graves de paralisia infantil.
Das crianças vacinadas, 70.042 tinham menos de 5 anos e receberam a Vacina Oral Poliomielite (VOP), pois já haviam completado o esquema básico com três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP). Além disso, 730 bebês menores de 1 ano atualizaram suas carteiras de vacinação com as doses primárias.
O movimento nas mais de 1,6 mil salas de vacinação espalhadas pelo Paraná começou cedo e se estendeu até o final da tarde, com alguns municípios atendendo até as 21h para garantir maior adesão. A mobilização estadual envolveu cerca de 9 mil profissionais de saúde distribuídos nos 399 municípios paranaenses.
Em Maringá, todas as 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ficaram abertas das 9h às 16h no sábado (8), para aplicação da vacina contra a poliomielite e demais imunizantes de rotina, contra a gripe, Covid-19 e dengue.
“Para nós da saúde é um dia glorioso, para atualizar a carteira vacinal. O apelo é principalmente pelas nossas crianças para a erradicação de vez da poliomielite. Nenhuma doença é erradicada por decreto e sim com a vacina no braço. Para que não tenhamos mais esse fantasma nos rondando, temos que vacinar nossas crianças”, enfatizou e secretário de Estado da Saúde, Cesar Neves.
A campanha nacional de vacinação começou no dia 27 de maio e continuará até a próxima sexta-feira (14), com o intuito de reduzir o risco de reintrodução da poliomielite, já erradicada no Brasil. No Paraná, o último caso registrado foi em 1986.
Além da vacinação contra a poliomielite, outras vacinas também foram administradas durante o Dia D. A campanha contra a gripe teve grande adesão, com 58.156 doses aplicadas. Também foram registradas 13.080 doses de vacinas contra a Covid-19 e 23.327 doses de vacinas de rotina, como tríplice viral, febre amarela, hepatite e pentavalente. Na faixa etária de 10 a 14 anos, 970 adolescentes foram vacinados contra a dengue.