DESTAQUES DO DIA MARINGÁ POLICIAL POLÍTICA

Deputados negros dão tiro no pé, votando contra seus eleitores

Os representantes da chamada “bancada negra” na Câmara dos Deputados
deram um verdadeiro tiro no pé ao votarem contra os interesses de seus eleitora e a favor da PEC da Anistia, aprovada em primeiro turno por 344 votos a 89 na Câmara, na noite de quarta-feira (10.07).

A proposta revoga a determinação do STF (Supremo Tribunal Federal) de que negros devem receber verba eleitoral de forma proporcional ao número de candidatos —em 2022, pretos e pardos somaram 50,27% das candidaturas. Com isso, a cota se reduz a 30%.

A aprovação da PEC também estabelece um programa de refinanciamento de dívidas partidárias e permite a utilização de recursos do Fundo Partidário para pagar multas eleitorais. Caso a proposta seja aprovada no Senado, a nova regra começará a ser aplicada em 2024.

Além do perdão de multas relacionadas ao descumprimento de repasses, a proposta prevê estender o perdão às multas aplicadas contra os partidos em processos de prestação de contas eleitorais.

A decisão dos deputados negros gerou uma onda de indignação entre eleitores e ativistas, que esperavam um posicionamento firme em defesa da representatividade negra na política brasileira.

Agora, todas as atenções se voltam para o Senado, onde a PEC será debatida e votada, com a esperança de que os senadores possam reverter a decisão e proteger os avanços conquistados na inclusão política.

Leia mais notícias em Portal i24.

Notícias em tempo real:

PUBLICIDADES & PARCEIROS