DESTAQUES DO DIA MARINGÁ NOTICIAS GERAIS PARANÁ

Deputado debate projeto para transformar linhas férreas desativadas em trilhas de cicloturismo em Maringá

Deputado debate projeto para transformar linhas férreas desativadas em trilhas de cicloturismo em Maringá

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Já imaginou utilizar ferrovias desativadas como rotas de cicloturismo? Essa é a proposta do deputado estadual Goura (PDT) que foi discutida na última sexta-feira (16) na Câmara Municipal de Maringá. A ideia é criar uma rota junto à linha férrea, interligando vários municípios, para fomentar, além do cicloturismo, o turismo de natureza e o turismo rural.

O projeto foi batizado de “Trilha nos Trilhos” e visa a implantação de um corredor sustentável de cicloturismo, aproveitando o trecho de 87 quilômetros da malha ferroviária, desativada desde 1994, para conectar os municípios de Maringá, Paiçandu, Dr. Camargo, Jussara e Cianorte.

“É um ramal não utilizado, que a rede ferroviária não tem perspectiva de utilização e que apresenta ao ciclista o trajeto mais favorável em termos de topografia porque a linha férrea passa sempre pelo caminho mais tranquilo em termos de subidas e descidas”, explicou Goura.

Image 1 20
A proposta do deputado estadual Goura (PDT) foi discutida na última sexta-feira (16) na Câmara Municipal de Maringá. Foto: Ivo Reck

O deputado ressalta ainda que já existem muitos grupos de ciclistas que já praticam esse tipo de atividade na região, principalmente nos finais de semana. “Pode ser a oportunidade para criarmos um eixo de turismo de bicicleta, de natureza, de turismo rural muito forte”, disse.  

Goura lembrou ainda que a concessão da rede ferroviária termina em 2026 e, por isso, é importante avançar nessa discussão para que o projeto seja contemplado na próxima concessão. “Então avançar nessa discussão agora é algo bem importante e bem estratégico”, observou.

Além do deputado Goura, participaram da reunião a vereadora Professora Ana Lúcia (PDT), que abriu a Câmara Municipal para a discussão, representantes da Secretaria Estadual de Turismo do Paraná, demais vereadoras e vereadores, secretários municipais e diretorias das prefeituras envolvidas no projeto.

A proposta de transformar trilhos desativados em trilhas de cicloturismo sustentáveis começou a ser articulada pelo deputado Goura em agosto de 2024. Desde então, o deputado já iniciou diálogos com o Governo do Paraná através da Secretaria Estadual de Turismo, com a concessionária Rumo, que administra o trecho da ferrovia inativa, com o DNIT e com entidades ligadas ao cicloturismo no estado.

Notícias em tempo real:

PUBLICIDADES & PARCEIROS

Carousel contents not found!