PARANÁ

Com região no roteiro, projeto Cinema na Praça pretende passar por 144 municípios em 2024

Após três edições realizadas pelo Governo do Paraná, o projeto Cinema na Praça terá uma edição especial em 2024 a partir de projetos selecionados pelo Edital Cinema na Praça, viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo.

Serão duas itinerâncias com mostras de filmes nacionais, totalizando 144 municípios atendidos. Com o objetivo de ampliar o acesso do público às produções cinematográficas brasileiras, o Cinema na Praça percorre o Paraná com a carreta-palco transformando praças públicas em cinemas a céu aberto, promovendo formação de plateia e acesso gratuito à sétima arte.

O projeto é produzido em duas frentes. Uma delas pela Messe Produções Culturais, responsável pelo Lote 1 do edital. A carreta-palco passará por 79 municípios paranaenses até 27 de setembro, com a exibição gratuita dos filmes “Minha Mãe é Uma Peça”, com direção de André Pellenz, e “Brichos II – A Floresta é Nossa”, dirigido por Paulo Munhoz. As sessões são às 19 horas e 21 horas.

Já a Casa do Verbo Assessoria Cultural, que também foi contemplada pelo edital da Lei Paulo Gustavo, será responsável pelo Lote 2 do edital e levará cinema gratuito a espaços públicos de 65 municípios paranaenses. Alguns filmes pré-selecionados foram “O Palhaço”, que tem direção de Selton Mello, e “Maria do Caritó”, dirigido por João Paulo Jabur. Também serão exibidas as animações “Lino – Uma Aventura de Sete Vidas”, de Rafael Ribas, e “As Aventuras do Avião Vermelho”, que se baseia em livro de Erico Verissimo e é dirigido por Frederico Pinto e José Maia. As sessões são às 19 horas e 21 horas.

Entre as cidades do roteiro, destaque para Santa Fé, Flórida, Munhoz de Melo, Jaguapitã, Pitangueiras, Astorga, Iguaraçu, Sabáudia, Mandaguari, Floresta, Ivatuba e Presidente Castelo Branco.

Os endereços serão divulgados ao longo dos próximos dias. Confira AQUI e AQUI.

Funcionamento
O cinema itinerante funciona com uma carreta baú equipada com um moderno sistema de exibição cinematográfica. A estrutura conta com painel de Led para exibição dos filmes, iluminação e sistema de som. O caminhão ficará estacionado em locais públicos para a exibição dos filmes.

Como medida de acessibilidade, as projeções dos filmes terão equipamentos para audiodescrição e tradução em libras para pessoas com deficiência visual e também legendas descritivas para pessoas com deficiência auditiva. Além disso, haverá acessos e assentos reservados para cadeirantes.

PUBLICIDADES & PARCEIROS