PARANÁ

Com apoio da Itaipu, Marialva inicia recuperação de nascentes para garantir água de qualidade nas propriedades

Proprietários rurais de Marialva que tenham nascentes em suas terras e desejam fazer a recuperação, sem custos, poderão se inscrever no Projeto de Recuperação e Proteção de Nascentes de Água, que será desenvolvido pela prefeitura com recursos da Itaipu Binacional.
O trabalho em Marialva faz parte de um projeto maior de Itaipu na área ambiental. Para a empresa binacional, recuperação de nascentes possibilita o acesso à água de qualidade para famílias do interior do Paraná que sofrem com a seca prolongada.

A iniciativa recupera nascentes aterradas e poluídas reabilitando o acesso à água limpa ao proprietário. Além disso, convida a própria comunidade a ajudar seus vizinhos e aprender para replicar em suas propriedades.

O Programa atua com base nos Documentos Planetários, como a Carta da Terra e o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global e, mais recentemente, em sintonia com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Alternativa para abastecimento nas propriedades

Segundo a prefeitura de Marialva, no município a recuperação e proteção de nascente compreende a proteção do entorno do olho d’água, com técnica adequada, permitindo condições de escoamento contínuo de água, redução de riscos de contaminação e conscientização da população, considerando que no ato da recuperação é feito a limpeza do entorno das nascentes, retirando materiais orgânicos (raízes, folhas, galhos etc.) e aplicação de uma massa obtida da mistura entre cimento e argila, que estabelece uma camada protetora fechando completamente a fonte.

Recuperação de nascentes
Todo o trabalho de recuperação das nascentes é feito com materiais de baixo custo       Foto: Arquivo

O trabalho de proteção de nascentes a partir do solo-cimento utiliza materiais de fácil aquisição, baixo custo e de fácil aplicabilidade, tornando-o uma alternativa viável para a melhoria de abastecimento de água nas propriedades rurais.

 

Requisitos para a inscrição

Os proprietários rurais que desejarem se credenciar terão até serxta-feira, 15, para apresentar a documentação exigida na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), em formulário especifico da Sema. O atendimento é das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas, na avenida Cristóvão Colombo, n. 2793, Vila Antônio (Antigo IBC), em Marialva.

Será necessário preencher formulário especifico da Sema, levar comprovante de posse do imóvel rural no Município de Marialva (Cópia da Matrícula atualizada em até 90 dias), documentos pessoais (RG e CPF) e cópia de Nota Fiscal de Produtor Rural, a fim de comprovar que é produtor rural ativo.

PUBLICIDADES & PARCEIROS