Pela primeira vez no Paraná, Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate acontece em Cianorte (79 km de Maringá) entre os dias 6 e 9 de maio.
Durante os quatro dias, ocorrerão várias provas para as 17 duplas (condutor e animal). Se forem aprovados, eles receberão uma certificação válida por dois anos em todo o Brasil e servirão de apoio nos trabalhos em grandes desastres.
O evento vai contar com 14 duplas do Paraná, (sete de Curitiba, quatro de Londrina, dois de Cianorte e um de Telêmaco Borba), dois de Rondônia e um de Pernambuco.
Eles serão avaliados por cinco árbitros (dois do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, dois do Rio Grande do Sul e um do Mato Grosso do Sul.
A certificação é regulada pelo Comitê Nacional de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (Conabresc), do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM). O principal objetivo é servir como um selo de qualidade, nivelando os requisitos mínimos esperados, o que ajuda em operações complexas como Brumadinho, Petrópolis e Vale do Taquari.