Palmeiras e São Paulo se enfrentam neste domingo (16), ás 18h30, no último clássico da fase de grupos, no Allianz Parque, em São Paulo, pela 10ª rodada do Campeonato Paulista.
O Alviverde segue buscando a zona de classificação no grupo D, pois ocupa a terceira colocação com 16 pontos e não garantiu ainda sua vaga para o mata-mata. Em caso de vitória, ultrapassa a Ponte Preta nos critérios de desempate, e entra na zona de classificação. Já o Tricolor lidera o grupo C, com 15 pontos e está com a vaga nas quartas de final encaminhada. Mas está sem vencer a 3 jogos e o técnico Luis Zubeldía vê a pressão na equipe aumentar.
Leia também: https://i24.com.br/esportes/apesar-do-empate-diante-a-portuguesa-ramon-diaz-ve-bom-clima-no-vestiario-e-destaca-uma-uniao-incrivel/
Londrina é derrotado pelo Athletico-PR em pleno Estádio do Café
Em partida bastante disputada, Portuguesa e Corinthians empatam pelo Paulistão
Como vem o Palmeiras?
O Palmeiras aliviou um pouco da pressão após ter atropelado o Inter de Limeira por 3 a 0, mas o começo irregular da equipe no Campeonato começou a ter consequências agora, já que nada além da vitória interessa para o Alviverde neste grande clássico, porque a classificação para as quartas de final está em jogo. Por isso, a tendência é que Abel Ferreira escale o time com força máxima.
O português, inclusive, será reforço diante do São Paulo, após cumprir suspensão na última partida. A única dúvida do técnico deve ser no meio-campo, entre Emiliano Martínez e Aníbal Moreno, que brigam pela posição ao lado de Richard Ríos. O Verdão defende uma invencibilidade de 5 jogos contra o Tricolor (duas vitórias e três empates) sendo que a última derrota foi pela Copa do Brasil de 2023.
No entanto, as baixas do time ficam por conta de Felipe Anderson, Paulinho e Bruno Rodrigues, que seguem em recuperação no departamento médico do clube.
O retorno de Estêvão como titular está previsto para acontecer nessa partida, já que o atleta ficou fora do time titular na última quinta-feira (13), devido a uma febre.
- Provável escalação: Weverton; Mayke, Murilo, Gustavo Gómez e Piquerez; Emiliano Martínez (Aníbal Moreno), Richard Ríos e Raphael Veiga; Maurício, Facundo Torres e Estêvão. – Técnico: Abel Ferreira.
- Desfalques: Paulinho (recuperação cirúrgica); Bruno Rodrigues (transição física); Felipe Anderson (pubalgia);
- Pendurados: Murilo e Aníbal Moreno;
Como vem o São Paulo?
Já o São Paulo foi a Brasília duas vezes nesta semana e voltou com apenas 2 pontos na bagagem. Os empates com Inter de Limeira e Velo Clube aumentaram a pressão da torcida em cima do técnico Luis Zubeldía, apesar do Tricolor já ter a classificação encaminhada com 8 pontos de vantagem sobre o Noroeste.
Inicialmente, a ideia era poupá-los contra o Velo Clube. No entanto, o empate com a Inter de Limeira alterou esse planejamento. Mas tudo aponta que Zubeldía vai escalar todos os titulares que estiverem disponíveis. O goleiro Rafael deve retornar no lugar de Jandrei e o quarteto Oscar, Lucas, Luciano e Calleri está confirmado. O lateral Wendell ainda não estreou, pois está aprimorando sua força física, mas pode pintar entre os relacionados pela primeira vez.
O técnico destacou que o time vem tendo problemas defensivos, já que tomou 10 gols em 9 jogos, uma média de 1 gol por partida. O Tricolor inclusive realizou apenas um treino preparatório para o clássico. Isso porque os principais jogadores, ainda que revezando, atuaram nas duas últimas partidas, segunda (10) e quinta-feira (13).
No entanto, as baixas do time ficam por conta de Luiz Gustavo, Ferreirinha, Rodriguinho e Young, que seguem em processo de readaptação física no departamento médico do clube.
- Provável escalação: Rafael; Cédric Soares (Igor Vinícius), Arboleda, Alan Franco (Sabino) e Enzo Díaz; Alisson, Pablo Maia, Oscar, Luciano e Lucas Moura; Calleri. – Técnico: Luis Zubeldía.
- Desfalques: Luiz Gustavo (fratura no pé); Rodriguinho e Young (readaptação física); Ferreirinha (lesão na coxa);
- Pendurados: Alan Franco e Sabino.
Confrontos das equipes
Palmeiras e São Paulo tem contagens diferentes no Choque-Rei. Isso porque o São Paulo não contabiliza partidas válidas pelo Torneio Início do Campeonato Paulista. Nas contas do Palmeiras, as equipes já se enfrentaram em 358 jogos, com 119 vitórias alviverdes e 120 tricolores, com 119 empates. Já nas contas do São Paulo são 348 jogos, com 117 vitórias para o Palmeiras, 116 para o São Paulo e 115 empates.
Os clubes protagonizam o Choque-Rei, que teve nome de origem a imponência das equipes, que disputam o protagonismo do futebol paulista há decadas e já tiveram 462 gols para o lado do Palmeiras e 453 gols para o São Paulo.
Destaques das equipes
- Palmeiras: Os destaques do Verdão são o garoto Estêvão, de 17 anos, que já é considerado uma das grandes promessas do futebol nacional e internacional e o atacante Maurício que é o artilheiro da equipe com 5 gols em 7 partidas.
- São Paulo: O destaque do Tricolor com certeza é o quarteto formado por Oscar, Lucas Moura, Luciano e Calleri. Com mais destaque para Luciano que é o líder em participações em gols do São Paulo na atual temporada. Até o momento, o jogador de 31 anos registra 3 gols e um passe para gol nas 6 partidas em que atuou pelo Tricolor.
Ficha técnica
Data: 16/02 (Domingo)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Local: Allianz Parque – São Paulo (SP)
Arbitragem: Flávio Rodrigues de Souza – árbitro responsável; Neuza Inês Back – árbitro assistente 1; Danilo Ricardo Simon Manis – árbitro assistente 2; Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral – VAR;
Transmissão aberta: Record TV
Streaming: CazéTV, PlayPlus, R7, Uol Play, Nosso Futebol e Zapping TV
Leia mais notícias em Portal i24.
Notícias em tempo real: