Um avião sem trem de pouso mobilizou equipes de segurança na noite de quinta-feira (29), na capital paulista. A aeronave, um modelo E90 prefixo PTLHZ, sobrevoou a cidade de São Paulo por mais de 30 minutos após uma falha no sistema de aterrissagem.
Avião com pane no trem de pouso sobrevoa São Paulo
O Air King de pequeno porte decolou com seis ocupantes a bordo e deveria aterrissar no Aeroporto Campo de Marte, na zona norte da capital. No entanto, uma falha no trem de pouso impediu a manobra, exigindo que a aeronave permanecesse no ar para queimar combustível, uma medida padrão em casos de risco de pouso forçado.
Durante esse tempo, a Polícia Militar acionou o helicóptero Águia, que ficou em prontidão para acompanhamento aéreo da situação.
LEIA TAMBÉM
Reality do crime
Câmeras usadas por traficantes para vigiar a polícia são apreendidas
revoltante
Idoso é preso por estuprar a própria filha esquizofrênica
Protocolo de emergência e pouso seguro
Com a persistência da falha, a aeronave foi direcionada ao Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro, em Jundiaí. O local acionou seu protocolo de emergência, envolvendo o Corpo de Bombeiros e estrutura de apoio especializada.
Um caminhão equipado com água e LGE (líquido gerador de espuma) foi posicionado para conter possíveis focos de incêndio durante o pouso.
Liberação do trem de pouso no momento final
Apesar do risco de um pouso de barriga, o trem de pouso foi liberado por volta das 19h40, permitindo que a aeronave aterrissasse em segurança. Nenhum dos ocupantes se feriu, e a documentação do avião estava regularizada junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).