DESTAQUES DO DIA MARINGÁ NOTICIAS GERAIS PARANÁ

Após morte de adolescente, cidade do Paraná aplica multa para quem pegar ‘rabeira’ em ônibus

Após morte de adolescente, cidade do Paraná aplica multa para quem pegar ‘rabeira’ em ônibus

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Entrou em vigor nesta quinta-feira (29) em Curitiba a lei municipal que prevê multa de R$ 600 para quem for flagrado pegando “rabeira” em ônibus — prática em que ciclistas ou usuários de outros meios de transporte se seguram em veículos em movimento para serem impulsionados.

O valor da infração equivale a 100 vezes o preço da tarifa atual do transporte público na capital. Em caso de reincidência, a multa será aumentada em 50%.

A medida foi proposta após uma série de acidentes nas canaletas exclusivas de ônibus. Segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), apenas em 2024 foram registrados 70 acidentes envolvendo ciclistas e pedestres nessas faixas.

O debate sobre o tema ganhou força após a morte do adolescente Lucas Vicente, de 15 anos, que foi atropelado por um ônibus em abril na Linha Verde, enquanto pegava rabeira. A votação da proposta na Câmara Municipal foi acompanhada pelo pai do jovem.

Regras para menores e fiscalização

A lei também determina que, caso o infrator seja menor de idade, a bicicleta ou outro veículo apreendido só poderá ser retirado pelos pais ou responsáveis legais. Em casos de reincidência, o Conselho Tutelar será acionado.

A prefeitura ainda deverá publicar um decreto regulamentando a fiscalização, a aplicação das multas e os procedimentos para a devolução dos veículos apreendidos.

Para auxiliar no monitoramento, os ônibus da cidade contam com um novo recurso: o “botão rabeira”, instalado no painel dos motoristas. Ao acioná-lo, o condutor alerta o Centro de Controle Operacional (CCO), que por sua vez aciona a Patrulha do Transporte Coletivo.

A prática de pegar rabeira não é tipificada como crime no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mas é considerada ilegal e perigosa, especialmente em vias de uso exclusivo do transporte público.

Notícias em tempo real:

PUBLICIDADES & PARCEIROS

Carousel contents not found!